Candidaturas - DET
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Cursos

Licenciaturas

Sobre o Curso

Licenciatura em Eng. Têxtil

Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:180
Duração:6 semestres letivos

PROVAS DE INGRESSO

07 Física e Química e 19 Matemática A

DESCRIÇÃO

A licenciatura em Engenharia Têxtil (LET) tem como objetivos de aprendizagem habilitar o futuro licenciado com um profundo conhecimento em ciência e engenharia de materiais têxteis, aliado a uma sólida formação em ciências de base e de engenharia, combinando adequadamente aspetos teóricos e práticos destes domínios.

O futuro licenciado terá ainda criatividade para gerar e aprofundar soluções inovadoras ao nível técnico e funcional, com sensibilidade para os aspetos de design e para as especificidades de mercados, bem como analisar, interpretar, avaliar e integrar os resultados do desempenho dos produtos desenvolvidos, para além de planear os métodos e técnicas de investigação científica e tecnológica na engenharia de novos produtos e processos.

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Conhecimento e competência para especificar, conceber e desenvolver sistemas e/ou processos e/ou produtos inovadores ao nível técnico, funcional, assim como diagnosticar e intervir em sistemas organizacionais e sociais, visando o aproveitamento das oportunidades proporcionadas pela tecnologia.

Competência para analisar, interpretar e avaliar o desempenho de novos processos e produtos de alto valor acrescentado. Conhecimento e competências para fácil integração no mercado de trabalho e para um exercício profissional social e eticamente responsável.

Ter uma atitude proativa face à mudança, enquadrando-a nas perspetivas de desenvolvimento económico e de competitividade internacional.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

A licenciatura em Engenharia Têxtil forma profissionais para integrarem um importante setor de atividade da cadeia de valor têxtil e vestuário duma forma transversal.

Estes destinam-se a um espectro muito amplo de empresas, desde os produtores de têxteis a outros setores industriais que incorporam os têxteis na produção, incluindo a Indústria Automóvel, Aviação, Medicina, Construção Civil e Desporto.

Plano Curricular

Plano de Estudo

Sobre o Curso

Licenciatura em Design e Marketing de Moda

Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:180
Duração:6 semestres letivos

PROVAS DE INGRESSO

03 Desenho ou 10 Geometria Descritiva ou 16 Matemática

DESCRIÇÃO

O desenvolvimento do negócio de moda depende da disponibilidade de quadros superiores especializados, capazes de responder aos desafios do mercado europeu e mundial com criatividade, inovação, rapidez e eficiência.

Nesta abordagem, o curso de Design e Marketing de Moda tem como objetivo a formação de designers de moda com sólidos conhecimentos integrados sobre o utilizador, o mercado, os materiais, as tecnologias e os processos envolvidos na produção e desenvolvimento dos produtos de moda.

Além disso, integra um conjunto de conhecimentos e ferramentas orientadas para a presença digital das empresas e marcas, quer através do marketing, quer através do design e da criação de conteúdos para o digital.

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Dotar os licenciados de competências que lhes permitam criar novos produtos, bem como coleções e marcas de vestuário e acessórios, com um design de qualidade, considerando a sustentabilidade, elevada rentabilidade e corretamente direcionados para os mercados-alvo;

Preparar especialistas de marketing de moda, conhecedores dos perfis dos consumidores e das dinâmicas dos mercados globais. 

Facultar formação superior capaz de garantir competências na deteção de novas oportunidades de mercado e de consumidores “emergentes”, dando-lhes resposta que sejam sustentáveis nas suas três dimensões principais: económico, ambiental e social.

Dotar os alunos de novas competências no domínio do digital, quer nas diferentes ferramentas de design, quer nas diferentes plataformas digitais.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

A Licenciatura em Design e Marketing de Moda abre portas para uma ampla gama de carreiras na indústria da moda, como:

– Designers de Moda

– Gestores de Marca

– Consultores de Moda

– Profissionais de Marketing e Comunicação de Moda

Plano Curricular

Plano de Estudo

Sobre o Curso

Mestrado em Engenharia Têxtil

Mestre
ECTS:120
Duração:4 semestres letivos

CRITÉRIOS DE INGRESSO

Titulares de licenciaturas em: Engenharia Têxtil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros, Engenharia de Materiais ou outras áreas afins, Ciências (Física, Química, Bioquímica) ou outras.

DESCRIÇÃO

O Mestrado em Engenharia Têxtil (MET) resulta da necessidade de complementar as competências dos licenciados na conceção, desenvolvimento e produção de produtos têxteis.

Organizado em duas áreas de especialização, Materiais e Tecnologias Avançadas e Materiais e Acabamentos Funcionais, tem como objetivos o aprofundamento das competências específicas e de matérias de domínios emergentes na área da Ciência e Tecnologia Têxtil.

Com um curriculum flexível e multidisciplinar, integra um conjunto de unidades curriculares do tipo conceptual opcionais, que incorporam o conhecimento decorrente da investigação desenvolvida no âmbito do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil.

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Habilitar o futuro mestre com um profundo conhecimento em ciência e engenharia de materiais e design têxteis.

Conceber e implementar projetos têxteis, aproveitando as oportunidades proporcionadas pela tecnologia disponível.

Gerar e aprofundar soluções inovadores ao nível técnico e funcional, com sensibilidade para os aspetos de design e para as especificidades de mercados.

Analisar, interpretar, avaliar e integrar os resultados do desempenho dos produtos desenvolvidos.

Planear os métodos e técnicas de investigação científica e tecnológica na engenharia de novos produtos e processos para a indústria têxtil e do vestuário.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

A Indústria Têxtil e do Vestuário, nas suas inúmeras vertentes, é o setor privilegiado de empregabilidade do mestrado.

A Engenharia Têxtil tem aplicações em diversas áreas, incluindo: Indústria Automóvel, Aviação, Medicina, Construção Civil e Desporto.

Permite ainda a inserção no mercado de trabalho em importantes áreas complementares ao setor industrial, como é o caso da distribuição, dos fabricantes/representantes de máquinas têxteis, de fibras têxteis, de corantes e produtos auxiliares, da consultadoria, da investigação e desenvolvimento, laboratórios, formação e investigação.

Plano Curricular

SELECIONA O RAMO

Sobre o Curso

Mestrado em Design para a Comunicação de Moda

Mestre
ECTS:120
Duração:4 semestres letivos

CRITÉRIOS DE INGRESSO

Titulares de licenciaturas em: Design e Marketing de Moda, Design de Moda, Design Têxtil, Design de Comunicação, Design Gráfico, Web Design, Design de Equipamento, Design de Produto, Design de Interiores, Arquitectura, Comunicação, Marketing, Merchandising, Comunicação Social, Jornalismo e em áreas afins.

DESCRIÇÃO

O Mestrado propõe a especialização superior pós-graduada em diversas áreas ligadas à fileira têxtil e moda, nomeadamente no marketing, na comunicação (presencial e digital), na divulgação e apresentação de produtos e serviços do setor da moda.

Esta área revela-se essencial no desempenho da cadeia de valor, fortemente dependente da capacidade das empresas e marcas comunicarem de forma eficaz quer com clientes e fornecedores quer com uma complexa rede de distribuidores, retalhistas, media sociais generalistas e especializados, prescritores e muitos outros profissionais e setores que estão direta e indiretamente associados à cadeia de valor a nível global.

As unidades curriculares abrangem todo o espectro destas aplicações, com unidades curriculares opcionais que permitem ao estudante adquirir competências adicionais, representando uma mais valia na sua formação.

É dado especial ênfase ao desenvolvimento de projetos práticos, desenvolvidos individualmente ou em grupo e de preferência em parceria com as empresas.

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Proporcionar formação avançada e de vanguarda em Design para a Comunicação de Moda e Marketing, correspondente às necessidades de criação de produtos de comunicação e de marcas de moda diferenciados;

­Dinamizar a formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação de marcas e sua comunicação no setor da moda têxteis e de vestuário, que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-­alvo;

Criar condições de desenvolvimento de atividades de I&D na área de Marketing e Design de Moda e Comunicação de Moda, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O Mestrado em Design para a Comunicação de Moda tem diversas saídas profissionais, como:

– Designers de comunicação especializada

– Gestores de comunicação de marketing

– Merchandisers

– Editores de moda

– Diretores/ Organizadores de eventos de moda

– Consultores de imagem

– Fashion stylist

– Gestores de comunicação e imagem em empresas da cadeia têxtil/ vestuário/ acessórios ou afins.

Plano Curricular

Plano de Estudo

Sobre o Curso

Mestrado em Design e Inovação de Produto Têxtil e Acessórios

Mestre
ECTS: 120
Duração: 4 semestres letivos

CRITÉRIOS DE INGRESSO

Titulares de licenciaturas em: Design e Marketing de Moda, Design de Vestuário, Design de Moda, Engenharia Têxtil, Marketing e em áreas afins.

DESCRIÇÃO

O Mestrado em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios propõe a especialização superior pós-graduada em diversas áreas ligadas à indústria de moda e técnicos nas áreas têxtil e acessórios.

As unidades curriculares abrangem todo o espectro destas aplicações, com unidades curriculares opcionais.

Os designers formados neste curso atuarão na criação de produtos/marcas diferenciados, de alto valor acrescentado, com impacto sobre a sustentabilidade das empresas.

Terão um papel relevante na formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas, transversais e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação dos produtos e marcas que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo.

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Dinamizar a formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação dos produtos e marcas que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo;

Criar condições de desenvolvimento de atividades de I&D nas áreas de em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram e a forte representação industrial na região.

Formar profissionais que, para além de uma forte componente científica e tecnológica nas áreas específicas do curso, sejam capazes de integrar equipas de trabalho em áreas afins e desenvolver-se profissionalmente de forma autónoma e robusta.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Designers de produto, gestores de produto, gestores de marketing, gestores de comunicação e imagem em empresas da cadeia têxtil/vestuário/acessórios ou afins.

Gestores de atividades I&D relacionadas com o desenvolvimento de produto, estudo do mercado e de abordagens ao Marketing.

A sua formação permite ainda a sua adaptação ao desenvolvimento de produto e intervenção em marketing noutras áreas industriais.

Plano Curricular

Plano de Estudo

Datas

Licenciaturas

1ª fase 22/07 a 05/08/2024

2ª fase 26/08 a 04/09/2024

3ª fase 21/09 a 24/09/2024

Mestrados

1ª fase 11/04 a 22/04/2024

2ª fase 04/07 a 15/07/2024

3ª fase 03/09 a 06/09/2024

Contactos Úteis

CONTACTOS

Telefone:+351 253510280
(Chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: carla@det.uminho.pt

DIRETOR DO DEPARTAMENTO

Helder Manuel Teixeira Carvalho
director@det.uminho.pt
Tel: +351253510296

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