Engenharia Têxtil da Universidade do Minho alcança o 21.º lugar mundial no Shanghai Global Ranking of Academic Subjects 2024
A Universidade do Minho alcançou a 21.ª posição mundial na área de Engenharia Têxtil no Shanghai Global Ranking of Academic Subjects 2024, colocando a UMinho entre as 50 melhores universidades têxteis do mundo.
Este reconhecimento reflete o trabalho contínuo de docentes, investigadores e alunos do Departamento de Engenharia Têxtil (DET) e do 2C2T – Centre for Textile Science and Technology, que contribuem para o avanço da ciência e da inovação no setor têxtil.
O ranking de Shanghai, que avaliou mais de 1900 universidades de 96 países em 55 áreas de ensino e investigação, utiliza nove indicadores para classificar as instituições, incluindo publicações científicas, impacto da pesquisa e colaboração internacional.
Além de Engenharia Têxtil, a Universidade do Minho também se destacou em Ciência e Tecnologia Alimentar (Top 75) e viu outras áreas como Engenharia Civil e Engenharia Mecânica entrarem no Top 150 mundial.
O Departamento de Engenharia Têxtil continuará a focar-se na excelência científica, na inovação e na sustentabilidade, reforçando a sua posição de liderança no campo da Engenharia Têxtil.