Instalações

O DET, inserido na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, dispõe de um conjunto de infraestruturas para apoiar as suas atividades de lecionação e investigação. Destes, alguns são parte dos espaços gerais da Escola (salas de aula, salas de estudo), sendo outros espaços exclusivos para uso dos alunos, investigadores, docentes e funcionários associados ao departamento.

Salas de Aula

Dependendo das unidades curriculares, as aulas teóricas são lecionadas em salas que vão desde salas pequenas com capacidade para 10 a 30 alunos, até aos anfiteatros com capacidade para 100 alunos ou mais.

As aulas teórico-práticas realizam-se exclusivamente em salas pequenas.

Atelier

Design

O atelier de Design serve como espaço de trabalho para as licenciaturas e mestrados relacionados com o Design. Este espaço é utilizado em diversas unidades curriculares, destacando-se as unidades de Projeto, nos diversos cursos.
Para além de ser espaço de trabalho para aulas, o atelier é também local de trabalho fora do horário de aulas e para atividades extracurriculares, de todos os cursos.

4 Bustos Masculinos (homem).

12 Bustos Femininos (mulher).

6 Manequins Masculinos (acrílico).

4 Manequins Femininos (acrílico)

9 Máquinas de costura domésticas

8 Máquinas de costura industriais,

2 Máquinas industriais para facear peles

Responsável

Cristina Broega

Laboratórios de Ensino

Laboratório de Química Têxtil / Estamparia

Trata-se de um laboratório de ensino dedicado a lecionar em termos práticos duas áreas da Química Têxtil, a estamparia e a química.

No que diz respeito à química, dá apoio às aulas práticas das unidades curriculares no âmbito da química têxtil, controlo de qualidade têxtil e materiais têxteis. A parte do laboratório dedicado à estamparia é destinado ao ensino prático das unidades curriculares que envolvem a estamparia.

EQUIPAMENTO

No que diz respeito à química encontra-se equipado com uma gama variada de equipamentos tais como, um banho viscosimétrico termostato, um linitest, um medidor de pH, uma máquina de lavar standard, e secar, um condutivímetro, um espectrofotómetro de absorção UV/VIS e duas hotes.

Em relação à estamparia, encontra-se equipado com uma máquina de estampar ao quadro plano, uma câmara escura para gravação de quadros equipada com uma mesa de luz, um sistema pneumático para tensionar a tela dos quadros planos e uma secadeira S. Roque. Possui também uma prensa, uma máquina de coating e um viscosímetro Brookfield.

Responsável

Teresa Miranda

Laboratório de Física Têxtil-Ensino

O laboratório de Física Têxtil – Ensino dá apoio a diferentes unidades curriculares da Licenciatura em Engenharia Têxtil.

 

EQUIPAMENTO

Encontra-se equipado com uma variada gama de aparelhos para a medição das principais propriedades dos materiais têxteis.

Para fibras: Dinamómetro Stelometer, dinamómetro Presseley, mediador Micronair, medidor de finura e maturidade FMT, dispositivo de corte para fibras longas e fibras curtas, balança de torção, microscópio ótico, projetina

Para fios: Dobadoura, balança, medidor de atrito, torciómetro, espelho de fios;

Para tecidos: Martindale, Pilling Box, Accelerator, Elmendorf, Crimp Test, massa por unidade de superfície, drapeómetro, flexómetro, medidor do ângulo de fuga.

Responsável

Fátima Esteves

Laboratório de Processos Têxteis – Ensino

Este espaço destina-se à realização de trabalhos práticos no âmbito das das unidades curriculares dos cursos de Licenciatura e Mestrado da responsabilidade do Departamento.

EQUIPAMENTO

Laboratório equipado com diversas tecnologias de fabricação de estruturas têxteis, incluindo teares de malha (retos e circulares), teares de tecido (de pinças e estreito), linha de não-tecidos agulhados e entrançadeira.

Responsável

Ana Maria Rocha

Laboratório de CAD – Informática Têxtil

É um laboratório de apoio às aulas dos diversos cursos oferecidos pelo Departamento de Engenharia Têxtil, em particular para as unidades curriculares que envolvam Design Gráfico Digital em geral, Desenho Têxtil, Desenho de Vestuário, Estamparia, Modelação 3D, simulação e outros através de programas aplicacionais utilizados na industria têxtil. Proporciona ainda todas as condições para que os alunos desenvolvam trabalho para outras unidades curriculares que envolvam cálculo e ferramentas estatísticas.

EQUIPAMENTO

O laboratório de CAD dispõe de 15 postos de trabalho com sistema operativo Microsoft Windows 11 e equipados com programas para apoio às atividades dos alunos das licenciaturas, mestrados e doutoramentos. Os postos de trabalho estão equipados com os seguintes programas:

– Microsoft Office (Word, Excel, Powerpoint, entre outros),

– Adobe Acrobat, Photoshop, Illustrator

– Software Penelope (Jaquard, Dobby Terry; Image; Atrezzo),

– Software Diamino, Modaris, Marker Making e Marker Manager

– Software para análise estatística SPSS 28

– Software Lectra Kaledo (Weave; Knit; Print) em 11 das estações de trabalho.

– Software de modelação 3D Onshape

O laboratório dispõe também de outros equipamentos como um Scanner Epson tamanho A3 e de uma mesa digitalizadora Lectra. Disponibiliza acesso a rede Wifi e com cabo.

Responsável

André Catarino

Laboratório de Tecnologia de Confeção

O laboratório de confeções dá apoio às unidades curriculares da área da Tecnologia de Vestuário e afins, dispondo para tal de equipamento diverso, representativo das diversas fases da produção de uma peça de vestuário.

EQUIPAMENTO

Sistema CAD para preparação do risco e planeamento do corte;

Sistema para planeamento de produção;

Mesa para estender tecido e equipamentos de corte;

Máquinas de costura de diversos tipos;

Responsável

Helder Carvalho

Laboratório de Ultimação

Trata-se de um laboratório pedagógico, destinado ao ensino prático de unidades curriculares relacionadas com os processos de ultimação têxtil, nomeadamente tratamento prévio, tingimento e acabamentos.

EQUIPAMENTO

1 Espectrofotómetro de reflexão Datacolor com software de controlo de qualidade Datacolotr Tools e de formulação de cor Datacolor Match Textile V2;

1 Máquina de tingir Datacolor Ahiba IR QD;

1 Máquina de tingir Datacolor Ahiba IR

1 Máquina de tingir aberta Mathis

1 Máquina de tingir aberta John Jeffreys

2 Foulards Mathis

1 Râmola Mathis

1 Secadeira IV Mathis

1 Medidor de pH Hanna

1 câmara de luz Ibelus

Responsável

Jorge santos

Laboratórios de Investigação

Laboratório de Acabamentos Funcionais I

Tal como o próprio nome indica, neste laboratório são desenvolvidos e aplicados acabamentos multifuncionais, recorrendo a agentes bioativos de origem natural e sintética, nos mais diversos substratos (micro e nanofibras, têxteis, hidrogéis, etc.).

EQUIPAMENTO

O laboratório é equipado com medidor de pH, condutivímetro, moinho, homogeneizador de partículas, centrífugas e ainda autoclave para esterilização de amostras.

Responsável

Helena Felgueiras

Laboratório de Acabamentos Funcionais II

Neste laboratório são desenvolvidos principalmente tingimentos e acabamentos têxteis e multifuncionais com diferentes moléculas, nanopartículas de origem biológica, metálica ou óxido metálico e com polímeros naturais e sintéticos.

EQUIPAMENTO

O laboratório está equipado com balanças analíticas, medidor de pH, um gerador e um banho de ultrassons, uma câmara climática, duas máquinas de tingimento rotativas e uma basculante, um foulard, um equipamento de tingimento em pressão, máquina de lavar e secar roupa. O laboratório está também equipado com uma incubadora para produção de nanocelulose bacteriana.

Existe ainda um equipamento de plasma atmosférico de dupla barreira dielétrica, que pode funcionar em contínuo, com ar e também com gases inertes e oxidantes. O equipamento está também acoplado a uma unidade de uma unidade de spray de elevado rendimento. As principais atividades são a funcionalização plasmática de materiais fibrosos de origem natural ou sintética para posterior funcionalização com nanopartículas ou polímeros, moléculas ou enzimas de diversa natureza.

Responsável

Andrea Zille

Laboratório de Investigação de Processos

O Laboratório de Processos é um espaço de investigação em que se desenvolvem diversos projetos na área dos processos têxteis e de confeção. Os projetos em curso centram-se na monitorização e controlo de processos (deteção automática de defeitos em teares de malha e máquinas de costura, controlo de parâmetros de afinação dos equipamentos), e na conceção de novos métodos de produção de malhas com reforço multiaxial destinadas a materiais compósitos. São ainda desenvolvidos neste laboratório diversas aplicações relacionadas com e-têxteis e impressão 3D.

EQUIPAMENTO

Equipamento informático diverso;
Máquinas de costura e teares instrumentados para medição dinâmica de parâmetros do processo;
Protótipo de um dinamómetro multiaxial patenteado, destinado ao teste de tração de materiais complexos, em diversas direções;
Tear seamless Merz;
Impressora 3D FDM Lulzbot.

Responsável

Ana Maria Rocha

Laboratório de Química – Investigação

Os principais trabalhos realizados neste laboratório relacionam-se com projetos de investigação no domínio do processamento e modificação de polímeros e produção de microfibras por fiação a húmido.

EQUIPAMENTO

O laboratório é equipado com duas hotes, medidores de pH, estufas e mufla, e ainda protótipos da tecnologia de fiação a húmido.

Responsável

Helena Felgueiras

Laboratório de Física – Investigação

Neste laboratório desenvolvem-se projetos de investigação no domínio da física têxtil e da caracterização das estruturas têxteis, nomeadamente das fibras, fios, tecidos, laminados e compósitos, e especificamente as propriedades de conforto, como a transferência de calor, humidade, atrito, e permeabilidade ao ar e do toque.

EQUIPAMENTO

Encontra-se equipado com o Kawabata System KES-F, o Alambeta, Frictorq, Permeabilímetro ao ar e Permeabilidade ao vapor de água, Togmeter, Câmaras ambientais, Regularímetro Uster, HVI, Dinamómetro universal Hounsfield,

Também existe uma câmara adiabática e um manequim térmico para ensaios de conforto térmico a todo o tipo de peças, vestuário, têxteis lar, estofos de carros entre outros através da avaliação objetiva e por wear trials com voluntários.

Responsável

Maria José Abreu

Laboratório Investigação – Microbiologia

O principal objetivo deste laboratório é a avaliação das potencialidades antimicrobianas de substratos, acabamentos ou agentes bioativos. Graças a um stock variado de microrganismos e equipamentos de desinfeção especializados, é possível realizar estudos com bactérias, fungos e/ou bacteriófagos.

EQUIPAMENTO

O laboratório é equipado com câmara de fluxo laminar de nível de biossegurança 2, arca congeladora -80ºC, estufas com e sem agitação orbital e lupa para contagem de colónias.

Responsável

Helena Felgueiras

Laboratório de Análise Avançada Materiais

O laboratório reúne todos os equipamentos de análise dos materiais têxteis e garante o serviço ao departamento e ao centro de investigação, assim como a empresas ou entidade externas.

EQUIPAMENTO

FTIR, UV-Vis até 900 nm, UV-Vis com esfera integradora até 1400 nm, Microscópios ótico e de fluorescência, DSC, TGA, DMA, ângulo de contacto, SEM com EDX, Simulador de tingimento, QUV, Potencióstato para eletroquímica (voltametria, amperometria, carga descarga, etc.).

Responsável

Andrea Zille