Nos dias 19, 20 e 21 de março, a Escola de Engenharia/ Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho, acolheu a V edição das Jornadas de Engenharia Têxtil. O evento, organizado pelo NEETEXUM – Núcleo de Estudantes de Engenharia Têxtil da UM com o tema “O Poder do Têxtil”, reuniu estudantes, docentes e profissionais do setor para três dias intensivos de partilhas, debates e aprendizagem.
Nestas Jornadas foram abordados os desafios e oportunidades que o setor têxtil enfrenta, com foco em temas como sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e desenvolvimento profissional. Ao longo dos três dias, os participantes puderam assistir a palestras de especialistas, participar em mesas-redondas com líderes do setor e envolver-se em workshops práticos.
O primeiro dia começou com discussões sobre o impacto do têxtil no mercado atual, com intervenções da ANIVEC & ATP, além de investigadores do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil e do Innofiber Research Lab, que discutiram o futuro dos materiais têxteis e as inovações na área. A saúde mental também foi abordada num workshop que ofereceu ferramentas valiosas para o bem-estar profissional.
O segundo dia focou-se em inovação e sustentabilidade, com palestras da Fibrenamics e Riopele, onde partilharam as suas visões sobre o futuro da indústria. Houve também um workshop “Como Desenvolver um CV”, que ajudou os participantes a aprimorar a sua apresentação profissional, preparando-os para o mercado de trabalho.
O terceiro dia foi dedicado ao empreendedorismo e à interação com as empresas do setor. A Lameirinho, FN Group e Cordeiro & Campos discutiram as inovações nos têxteis convencionais, enquanto a Frambooesas ofereceu insights sobre o desenvolvimento de negócios têxteis e a Adamastor Super Cars trouxe uma abordagem inovadora sobre tecnologia e o futuro da indústria.
Durante os últimos dois dias do evento, os participantes também puderam visitar empresas, aproximando-se da realidade fabril e conhecendo de perto as práticas que estão a transformar o setor têxtil.
Agradecemos ao NEETEXUM – Núcleo de Estudantes de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho pela organização e a todos os participantes, oradores e entidades envolvidas que tornaram esta edição das Jornadas um sucesso. O “Poder do Têxtil” foi, sem dúvida, o mote para uma troca de conhecimento e experiências que fortaleceram ainda mais o futuro da indústria e os nossos estudantes.