DESIGN E MARKETING DE MODA
Licenciatura em Design e Marketing de Moda
Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS: 180
Duração: 6 semestres letivos
PROVAS DE INGRESSO
03 Desenho ou 10 Geometria Descritiva ou 16 Matemática
Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS: 180
Duração: 6 semestres letivos
PROVAS DE INGRESSO
03 Desenho ou 10 Geometria Descritiva ou 16 Matemática
Sobre o curso
DESCRIÇÃO
O desenvolvimento do negócio de moda depende da disponibilidade de quadros superiores especializados, capazes de responder aos desafios do mercado europeu e mundial com criatividade, inovação, rapidez e eficiência.
Nesta abordagem, o curso de Design e Marketing de Moda tem como objetivo a formação de designers de moda com sólidos conhecimentos integrados sobre o utilizador, o mercado, os materiais, as tecnologias e os processos envolvidos na produção e desenvolvimento dos produtos de moda.
Além disso, integra um conjunto de conhecimentos e ferramentas orientadas para a presença digital das empresas e marcas, quer através do marketing, quer através do design e da criação de conteúdos para o digital.
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Dotar os licenciados de competências que lhes permitam criar novos produtos, bem como coleções e marcas de vestuário e acessórios, com um design de qualidade, considerando a sustentabilidade, elevada rentabilidade e corretamente direcionados para os mercados-alvo;
Preparar especialistas de marketing de moda, conhecedores dos perfis dos consumidores e das dinâmicas dos mercados globais.
Facultar formação superior capaz de garantir competências na deteção de novas oportunidades de mercado e de consumidores “emergentes”, dando-lhes resposta que sejam sustentáveis nas suas três dimensões principais: económico, ambiental e social.
Dotar os alunos de novas competências no domínio do digital, quer nas diferentes ferramentas de design, quer nas diferentes plataformas digitais.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Gabinetes de criação de produtos de moda;
Empresas industriais têxteis, de vestuário de moda, de desporto, de acessórios de moda (calçado, malas, cintos, chapéus e outros) e de vestuário de protecção;
Empresas de distribuição e de comercialização (grande distribuição, cadeias de lojas, retalho especializado, empresas de venda por catálogo, …);
Ensino especializado e formação profissional;
Centros de investigação;
O desenvolvimento do negócio de moda depende da disponibilidade de quadros superiores especializados, capazes de responder aos desafios do mercado europeu e mundial com criatividade, inovação, rapidez e eficiência.
Nesta abordagem, o curso de Design e Marketing de Moda tem como objetivo a formação de designers de moda com sólidos conhecimentos integrados sobre o utilizador, o mercado, os materiais, as tecnologias e os processos envolvidos na produção e desenvolvimento dos produtos de moda.
Além disso, integra um conjunto de conhecimentos e ferramentas orientadas para a presença digital das empresas e marcas, quer através do marketing, quer através do design e da criação de conteúdos para o digital.
Dotar os licenciados de competências que lhes permitam criar novos produtos, bem como coleções e marcas de vestuário e acessórios, com um design de qualidade, considerando a sustentabilidade, elevada rentabilidade e corretamente direcionados para os mercados-alvo;
Preparar especialistas de marketing de moda, conhecedores dos perfis dos consumidores e das dinâmicas dos mercados globais.
Facultar formação superior capaz de garantir competências na deteção de novas oportunidades de mercado e de consumidores “emergentes”, dando-lhes resposta que sejam sustentáveis nas suas três dimensões principais: económico, ambiental e social.
Dotar os alunos de novas competências no domínio do digital, quer nas diferentes ferramentas de design, quer nas diferentes plataformas digitais.
Gabinetes de criação de produtos de moda;
Empresas industriais têxteis, de vestuário de moda, de desporto, de acessórios de moda (calçado, malas, cintos, chapéus e outros) e de vestuário de protecção;
Empresas de distribuição e de comercialização (grande distribuição, cadeias de lojas, retalho especializado, empresas de venda por catálogo, …);
Ensino especializado e formação profissional;
Centros de investigação;
Plano Curricular
REGIME | UNIDADE CURRICULAR | Área Client. | ECTS |
---|---|---|---|
Ano 1 | 60 | ||
S1 | Desenho de Representação | DS | 5 |
S1 | Design, Cultura e Sociedade | DS; SOC | 5 |
S1 | Projeto em Design de Moda I | DMo | 10 |
S1 | Tecnologias Informáticas de Apoio ao Design | DMo | 5 |
S1 | Teoria e História do Design de Moda | DMo | 5 |
S2 | Desenho de Figura | DS | 5 |
S2 | Materiais e Processos Têxteis I | DMo | 5 |
S2 | Princípios de Estética e de Cor | DS; DMo | 5 |
S2 | Projeto em Design de Moda II | DMo | 10 |
S2 | Sistema da Moda, Marketing e Mercados Têxteis | DMo | 5 |
REGIME | UNIDADE CURRICULAR | Área Client. | ECTS |
---|---|---|---|
Ano 2 | 60 | ||
S1 | Design Têxtil em Tecidos e Malhas | DMo | 5 |
S1 | Materiais e Processos Têxteis II | DMo | 5 |
S1 | Projeto em Design de Moda III | DMo | 10 |
S1 | Psicologia e Sociologia do Consumo e da Moda | SOC; Psi | 5 |
S1 | Tendências de Moda e Semiótica | CCom; DMo | 5 |
S2 | Design de Vestuário I | DMo | 5 |
S2 | Design Têxtil em Estamparia | DMo | 5 |
S2 | Marketing Digital na Moda | DMo | 5 |
S2 | Materiais e Processos Têxteis III | DMo | 5 |
S2 | Projeto em Design de Moda IV | DMo | 10 |
REGIME | UNIDADE CURRICULAR | Área Client. | ECTS |
---|---|---|---|
Ano 3 | 60 | ||
A | Projeto em Design de Moda V | DMo | 15 |
S1 | Análise e Interpretação dos Mercados de Moda | DMo | 5 |
S1 | Design de Acessórios I | DMo | 5 |
S1 | Design de Vestuário II | DMo | 5 |
S1 | Materiais e Processos Têxteis IV | DMo | 5 |
S2 | Conforto e Sustentabilidade na Moda | DMo | 5 |
S2 | Criação de Coleções de Moda | DMo | 5 |
S2 | Design de Acessórios II | DMo | 5 |
S2 | Gestão da Produção e de Projetos | EIS | 5 |
OPÇÃO UMINHO | 5 |
Plano de Estudo
REGIME | UNIDADE CURRICULAR | Área Client. | ECTS |
---|---|---|---|
Ano 1 | 60 | ||
S1 | Desenho de Representação | DS | 5 |
S1 | Design, Cultura e Sociedade | DS; SOC | 5 |
S1 | Projeto em Design de Moda I | DMo | 10 |
S1 | Tecnologias Informáticas de Apoio ao Design | DMo | 5 |
S1 | Teoria e História do Design de Moda | DMo | 5 |
S2 | Desenho de Figura | DS | 5 |
S2 | Materiais e Processos Têxteis I | DMo | 5 |
S2 | Princípios de Estética e de Cor | DS; DMo | 5 |
S2 | Projeto em Design de Moda II | DMo | 10 |
S2 | Sistema da Moda, Marketing e Mercados Têxteis | DMo | 5 |
REGIME | UNIDADE CURRICULAR | Área Client. | ECTS |
---|---|---|---|
Ano 2 | 60 | ||
S1 | Design Têxtil em Tecidos e Malhas | DMo | 5 |
S1 | Materiais e Processos Têxteis II | DMo | 5 |
S1 | Projeto em Design de Moda III | DMo | 10 |
S1 | Psicologia e Sociologia do Consumo e da Moda | SOC; Psi | 5 |
S1 | Tendências de Moda e Semiótica | CCom; DMo | 5 |
S2 | Design de Vestuário I | DMo | 5 |
S2 | Design Têxtil em Estamparia | DMo | 5 |
S2 | Marketing Digital na Moda | DMo | 5 |
S2 | Materiais e Processos Têxteis III | DMo | 5 |
S2 | Projeto em Design de Moda IV | DMo | 10 |
REGIME | UNIDADE CURRICULAR | Área Client. | ECTS |
---|---|---|---|
Ano 3 | 60 | ||
A | Projeto em Design de Moda V | DMo | 15 |
S1 | Análise e Interpretação dos Mercados de Moda | DMo | 5 |
S1 | Design de Acessórios I | DMo | 5 |
S1 | Design de Vestuário II | DMo | 5 |
S1 | Materiais e Processos Têxteis IV | DMo | 5 |
S2 | Conforto e Sustentabilidade na Moda | DMo | 5 |
S2 | Criação de Coleções de Moda | DMo | 5 |
S2 | Design de Acessórios II | DMo | 5 |
S2 | Gestão da Produção e de Projetos | EIS | 5 |
OPÇÃO UMINHO | 5 |
Candidatura
PRAZOS DE CANDIDATURA
Prazos definidos pela DGES:
1.ª Fase —> 22 julho – 5 agosto
2.ª Fase —> 26 agosto – 4 setembro
3.ª Fase —> 21 setembro – 24 setembro
REGIME DE ESTUDO
SUBMETER CANDIDATURA
PRAZOS DE CANDIDATURA
Prazos definidos pela DGES:
1.ª Fase —> 22 julho – 5 agosto
2.ª Fase —> 26 agosto – 4 setembro
3.ª Fase —> 21 setembro – 24 setembro
SUBMETER CANDIDATURA
REGIME DE ESTUDO