Seleção de:

radio showroom moda

Seleção de:

radio showroom moda

Vestir um conto 2023

O Projeto Interdisciplinar em Design I – “Vestir um conto”, ambiciona, com base no texto “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen e na articulação deste com um espaço envolvente da cidade de Guimarães, a construção de objetos vestíveis e de carácter performativo que permitam funcionar no todo ou em particular como identidade individual.

Pretende-se não só criar um trabalho pluridisciplinar, como a construção de uma consciência coletiva de identidade e cultura na construção de peças vestíveis, explorando a relação do corpo/movimento, as suas proporções e interações, bem como as técnicas de Upcycling. Este é o ponto de partida para uma formação criativa e aberta aos sinais dos tempos.

Para a construção das peças contámos com o apoio da empresa Win-Win Textiles, que nos proporcionou lençóis em fim de vida.Relativamente aos espaços selecionados pelos diferentes grupos, este ano foram: O Largo do Toural, o Centro Cultural de Vila Flor, A Casa do Arco, O Jardim do Carmo, o Jardim de São Gualter e a Estação de caminho de ferro.

Vestir um conto 2023

ESTUDANTES:

Helder Carvalho
Joana Cunha
António Dinis Marques

UNIDADE:

Eletrotecnia e Eletrónica

PROFESSOR:

Helder Carvalho

Vestir um conto 2021

Nesta edição do Projeto Interdisciplinar em Design I do 1º ano da licenciatura em Design e Marketing de Moda, o projeto “Vestir um Conto”.
O projeto ambiciona, com base no texto “A Nova Vestimenta do Imperador” de Hans Christian Andersen e na articulação deste com o espaço envolvente da cidade de Guimarães, a construção de objetos vestíveis de carácter performativo através dos quais se manifesta uma consciência coletiva de identidade e cultura, explorando a relação do corpo/movimento, as suas proporções e interações.

Vestir um conto 2021

ESTUDANTES:

UNIDADE:

Design I

PROFESSOR:

Revista X

Para comemorar a primeira década de graduados em Design e Marketing de Moda, e felicitar todos os nossos licenciados, lançámos o desafio à turma do Mestrado em Design de Comunicação de Moda para criar esta revista. Assim nasceu a Xis.
Este primeiro número é dedicado especialmente à nossa primeira turma de graduados em Design e Marketing de Moda, os graduados de 2008. Parabéns a todos!

Revista X

ESTUDANTES:

UNIDADE:

Design e Marketing de Moda

PROFESSOR:

A rede

A Teia- Disciplina de Estética e Sociedade 2005/2006

Sessão 1:

O trabalho proposto não é artisticamente novo (possa haver algum?!). Experiências semelhantes têm paralelo nos brasileiros dos anos 60 revisitados algum tempo atrás por João Modé (br).
É uma proposta prática que serve de suporte à teoria.
Assim, cada aluno ou grupo de projecto ‘fia’ e estabelece ligações em rede de acordo com a sua intuição, sem condicionamentos predeterminados. O resultado de cada grupo deverá ser ‘colado’ ao dos restantes grupos.
Durante o processo, os alunos vão escrevendo um ‘diário’, onde devem constar palavras de uma lista que lhes foi distribuída. O elenco é dividido em três categorias: observação das qualidades formais do objecto, da relação subjectiva do individuo com o objecto e finalmente da relação dos dois com a sociedade.
O desenvolvimento do projecto propõe descobertas sucessivas, não só do sentido dos termos mas também do projecto prático e da relação com com os colegas.
Foi proposto aos alunos que os dados contidos nesse diário individual e colectivo venham a servir de elemento de avaliação da disciplina de Estética e Sociedade. Fornecerão de forma progressiva os dados a incluir nos relatórios de projecto Interdisciplinar II.

Sessão 2

Miguel Duarte, Docente da disciplina:

Seguem alguns registos da ‘obra em progresso’.
Diria que a participação é voluntária e empenhada a 150%.
Em 50 minutos tomaram (enquanto fui à secretaria em seg) a decisão de colar os resultados da sessão anterior e suspendê-los no tecto. Mais impressionante, foi a velocidade com que criam relações estruturais com o espaço e com o objecto em si.
Pequenos aranhiços!

A rede

ESTUDANTES:

UNIDADE:

Estética e Sociedade

PROFESSOR:

Miguel Duarte