DESIGN E MARKETING DE MODA

Licenciatura em Design e Marketing de Moda

Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS: 180
Duração: 6 semestres letivos

PROVAS DE INGRESSO

03 Desenho ou 10 Geometria Descritiva ou 16 Matemática

Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS: 180
Duração: 6 semestres letivos

PROVAS DE INGRESSO

03 Desenho ou 10 Geometria Descritiva ou 16 Matemática

Sobre o curso

DESCRIÇÃO

O desenvolvimento do negócio de moda depende da disponibilidade de quadros superiores especializados, capazes de responder aos desafios do mercado europeu e mundial com criatividade, inovação, rapidez e eficiência.

Nesta abordagem, o curso de Design e Marketing de Moda tem como objetivo a formação de designers de moda com sólidos conhecimentos integrados sobre o utilizador, o mercado, os materiais, as tecnologias e os processos envolvidos na produção e desenvolvimento dos produtos de moda.

Além disso, integra um conjunto de conhecimentos e ferramentas orientadas para a presença digital das empresas e marcas, quer através do marketing, quer através do design e da criação de conteúdos para o digital.

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Dotar os licenciados de competências que lhes permitam criar novos produtos, bem como coleções e marcas de vestuário e acessórios, com um design de qualidade, considerando a sustentabilidade, elevada rentabilidade e corretamente direcionados para os mercados-alvo;

Preparar especialistas de marketing de moda, conhecedores dos perfis dos consumidores e das dinâmicas dos mercados globais.

Facultar formação superior capaz de garantir competências na deteção de novas oportunidades de mercado e de consumidores “emergentes”, dando-lhes resposta que sejam sustentáveis nas suas três dimensões principais: económico, ambiental e social.

Dotar os alunos de novas competências no domínio do digital, quer nas diferentes ferramentas de design, quer nas diferentes plataformas digitais.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Gabinetes de criação de produtos de moda;

Empresas industriais têxteis, de vestuário de moda, de desporto, de acessórios de moda (calçado, malas, cintos, chapéus e outros) e de vestuário de protecção;

Empresas de distribuição e de comercialização (grande distribuição, cadeias de lojas, retalho especializado, empresas de venda por catálogo, …);

Ensino especializado e formação profissional;

Centros de investigação;

O desenvolvimento do negócio de moda depende da disponibilidade de quadros superiores especializados, capazes de responder aos desafios do mercado europeu e mundial com criatividade, inovação, rapidez e eficiência.

Nesta abordagem, o curso de Design e Marketing de Moda tem como objetivo a formação de designers de moda com sólidos conhecimentos integrados sobre o utilizador, o mercado, os materiais, as tecnologias e os processos envolvidos na produção e desenvolvimento dos produtos de moda.

Além disso, integra um conjunto de conhecimentos e ferramentas orientadas para a presença digital das empresas e marcas, quer através do marketing, quer através do design e da criação de conteúdos para o digital.

Dotar os licenciados de competências que lhes permitam criar novos produtos, bem como coleções e marcas de vestuário e acessórios, com um design de qualidade, considerando a sustentabilidade, elevada rentabilidade e corretamente direcionados para os mercados-alvo;

Preparar especialistas de marketing de moda, conhecedores dos perfis dos consumidores e das dinâmicas dos mercados globais.

Facultar formação superior capaz de garantir competências na deteção de novas oportunidades de mercado e de consumidores “emergentes”, dando-lhes resposta que sejam sustentáveis nas suas três dimensões principais: económico, ambiental e social.

Dotar os alunos de novas competências no domínio do digital, quer nas diferentes ferramentas de design, quer nas diferentes plataformas digitais.

Gabinetes de criação de produtos de moda;

Empresas industriais têxteis, de vestuário de moda, de desporto, de acessórios de moda (calçado, malas, cintos, chapéus e outros) e de vestuário de protecção;

Empresas de distribuição e de comercialização (grande distribuição, cadeias de lojas, retalho especializado, empresas de venda por catálogo, …);

Ensino especializado e formação profissional;

Centros de investigação;

Plano Curricular

Plano de Estudo

Candidatura

PRAZOS DE CANDIDATURA

Prazos definidos pela DGES:

1.ª Fase —> 22 julho – 5 agosto
2.ª Fase —> 26 agosto – 4 setembro
3.ª Fase —> 21 setembro – 24 setembro

 

REGIME DE ESTUDO

A LDMM funciona em regime de tempo Integral presencial e diurno.

SUBMETER CANDIDATURA

PRAZOS DE CANDIDATURA

Prazos definidos pela DGES:

1.ª Fase —> 22 julho – 5 agosto
2.ª Fase —> 26 agosto – 4 setembro
3.ª Fase —> 21 setembro – 24 setembro

 

SUBMETER CANDIDATURA

REGIME DE ESTUDO

A LDMM funciona em regime de tempo Integral presencial e diurno.

Coordenação do curso

António Marques

Coordenador

EMAIL DA COORDENAÇÃO

adinis@det.uminho.pt

EMAIL DA COORDENAÇÃO

adinis@det.uminho.pt

Testemunhos

Amaro Santos

2022/2023