DESIGN E INOVAÇÃO DE PRODUTO TÊXTIL E ACESSÓRIOS
Mestrado em Design e Inovação de Produto Têxtil e Acessórios
Mestre
ECTS: 120
Duração: 4 semestres letivos
CRITÉRIOS DE INGRESSO
Titulares de licenciaturas em:
Design e Marketing de Moda,
Design de Vestuário,
Design de Moda,
Engenharia Têxtil,
Marketing e em áreas afins.
Mestre
ECTS: 120
Duração: 4 semestres letivos
PROVAS DE INGRESSO
Titulares de licenciaturas em:
Design e Marketing de Moda,
Design de Vestuário,
Design de Moda,
Engenharia Têxtil,
Marketing e em áreas afins.
Sobre o curso
DESCRIÇÃO
O Mestrado em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios propõe a especialização superior pós-graduada em diversas áreas ligadas à indústria de moda e técnicos nas áreas têxtil e acessórios.
As unidades curriculares abrangem todo o espectro destas aplicações, com unidades curriculares opcionais.
Os designers formados neste curso atuarão na criação de produtos/marcas diferenciados, de alto valor acrescentado, com impacto sobre a sustentabilidade das empresas.
Terão um papel relevante na formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas, transversais e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação dos produtos e marcas que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo.
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Dinamizar a formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação dos produtos e marcas que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo;
Criar condições de desenvolvimento de atividades de I&D nas áreas de em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram e a forte representação industrial na região.
Formar profissionais que, para além de uma forte componente científica e tecnológica nas áreas específicas do curso, sejam capazes de integrar equipas de trabalho em áreas afins e desenvolver-se profissionalmente de forma autónoma e robusta.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Designers de produto, gestores de produto, gestores de marketing, gestores de comunicação e imagem em empresas da cadeia têxtil/vestuário/acessórios ou afins.
Gestores de atividades I&D relacionadas com o desenvolvimento de produto, estudo do mercado e de abordagens ao Marketing.
A sua formação permite ainda a sua adaptação ao desenvolvimento de produto e intervenção em marketing noutras áreas industriais.
O Mestrado em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios propõe a especialização superior pós-graduada em diversas áreas ligadas à indústria de moda e técnicos nas áreas têxtil e acessórios.
As unidades curriculares abrangem todo o espectro destas aplicações, com unidades curriculares opcionais.
Os designers formados neste curso atuarão na criação de produtos/marcas diferenciados, de alto valor acrescentado, com impacto sobre a sustentabilidade das empresas.
Terão um papel relevante na formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas, transversais e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação dos produtos e marcas que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo.
Dinamizar a formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação dos produtos e marcas que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo;
Criar condições de desenvolvimento de atividades de I&D nas áreas de em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram e a forte representação industrial na região.
Formar profissionais que, para além de uma forte componente científica e tecnológica nas áreas específicas do curso, sejam capazes de integrar equipas de trabalho em áreas afins e desenvolver-se profissionalmente de forma autónoma e robusta.
Designers de produto, gestores de produto, gestores de marketing, gestores de comunicação e imagem em empresas da cadeia têxtil/vestuário/acessórios ou afins.
Gestores de atividades I&D relacionadas com o desenvolvimento de produto, estudo do mercado e de abordagens ao Marketing.
A sua formação permite ainda a sua adaptação ao desenvolvimento de produto e intervenção em marketing noutras áreas industriais.
Plano Curricular
REGIME | UNIDADE CURRICULAR | Área Client. | ECTS |
---|---|---|---|
Ano 1 | 60 | ||
S1 | Ciência do Conforto e Fisiologia do Vestuário | ET | 5 |
S1 | Criação de Marcas de Moda | DMo | 5 |
S1 | Design Avançado de Vestuário | DTM | 5 |
S1 | Design de Têxteis de Interiores | DTM | 5 |
S1 | Metodologias de Desenvolvimento de Novos Produtos | DTM | 5 |
S1 | Sustentabilidade e Economia Circular na Indústria Têxtil e do Vestuário | ET | 5 |
S2 | Design de Calçado e Acessórios | DTM | 5 |
S2 | Design de Têxteis de Moda | DTM | 5 |
S2 | Marketing e Gestão Internacional do Negócio de Moda | G | 5 |
S2 | Projeto em Design e Marketing | DTM | 15 |
OPÇÃO I | |||
S2 | Tecnologias e Produtos Emergentes | ET | 5 |
S2 | Têxteis Eletrónicos e Vestíveis | ET | 5 |
S2 | Têxteis Técnicos | ET | 5 |
REGIME | UNIDADE CURRICULAR | Área Client. | ECTS |
---|---|---|---|
Ano 2 | 60 | ||
OPÇÃO II | |||
A | Dissertação | DMT | 55 |
A | Projeto | DTM | 55 |
S2 | Metodologias de Investigação na Engenharia e no Design | CE | 5 |
Plano de Estudo
REGIME | UNIDADE CURRICULAR | Área Client. | ECTS |
---|---|---|---|
Ano 1 | 60 | ||
S1 | Ciência do Conforto e Fisiologia do Vestuário | ET | 5 |
S1 | Criação de Marcas de Moda | DMo | 5 |
S1 | Design Avançado de Vestuário | DTM | 5 |
S1 | Design de Têxteis de Interiores | DTM | 5 |
S1 | Metodologias de Desenvolvimento de Novos Produtos | DTM | 5 |
S1 | Sustentabilidade e Economia Circular na Indústria Têxtil e do Vestuário | ET | 5 |
S2 | Design de Calçado e Acessórios | DTM | 5 |
S2 | Design de Têxteis de Moda | DTM | 5 |
S2 | Marketing e Gestão Internacional do Negócio de Moda | G | 5 |
S2 | Projeto em Design e Marketing | DTM | 15 |
OPÇÃO I | |||
S2 | Tecnologias e Produtos Emergentes | ET | 5 |
S2 | Têxteis Eletrónicos e Vestíveis | ET | 5 |
S2 | Têxteis Técnicos | ET | 5 |
REGIME | UNIDADE CURRICULAR | Área Client. | ECTS |
---|---|---|---|
Ano 2 | 60 | ||
OPÇÃO II | |||
A | Dissertação | DMT | 55 |
A | Projeto | DTM | 55 |
S2 | Metodologias de Investigação na Engenharia e no Design | CE | 5 |
Candidatura
PRAZOS DE CANDIDATURA
O mestrado não abrirá em 2024/2025
REGIME DE ESTUDO
SUBMETER CANDIDATURA
PRAZOS DE CANDIDATURA
O mestrado não abrirá em 2024/2025
SUBMETER CANDIDATURA
REGIME DE ESTUDO