DESIGN E INOVAÇÃO DE PRODUTO TÊXTIL E ACESSÓRIOS

ECTS: 120
Duração: 4 semestres letivos

CRITÉRIOS DE INGRESSO

Titulares de licenciaturas em:
Design e Marketing de Moda,
Design de Vestuário,
Design de Moda,
Engenharia Têxtil,
Marketing e em áreas afins.

Mestre
ECTS: 120
Duração: 4 semestres letivos

PROVAS DE INGRESSO

Titulares de licenciaturas em:
Design e Marketing de Moda,
Design de Vestuário,
Design de Moda,
Engenharia Têxtil,
Marketing e em áreas afins.

DESCRIÇÃO

O Mestrado em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios propõe a especialização superior pós-graduada em diversas áreas ligadas à indústria de moda e técnicos nas áreas têxtil e acessórios.

As unidades curriculares abrangem todo o espectro destas aplicações, com unidades curriculares opcionais.

Os designers formados neste curso atuarão na criação de produtos/marcas diferenciados, de alto valor acrescentado, com impacto sobre a sustentabilidade das empresas.

Terão um papel relevante na formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas, transversais e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação dos produtos e marcas que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo.

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Dinamizar a formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação dos produtos e marcas que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo;

Criar condições de desenvolvimento de atividades de I&D nas áreas de em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram e a forte representação industrial na região.

Formar profissionais que, para além de uma forte componente científica e tecnológica nas áreas específicas do curso, sejam capazes de integrar equipas de trabalho em áreas afins e desenvolver-se profissionalmente de forma autónoma e robusta.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Designers de produto, gestores de produto, gestores de marketing, gestores de comunicação e imagem em empresas da cadeia têxtil/vestuário/acessórios ou afins.

Gestores de atividades I&D relacionadas com o desenvolvimento de produto, estudo do mercado e de abordagens ao Marketing.

A sua formação permite ainda a sua adaptação ao desenvolvimento de produto e intervenção em marketing noutras áreas industriais.

Plano Curricular

Plano de Estudo

Candidatura

PRAZOS DE CANDIDATURA

O mestrado não abrirá em 2024/2025

REGIME DE ESTUDO

O MDIPTA funciona em regime de tempo Integral ou parcial, presencial e diurno.

SUBMETER CANDIDATURA

PRAZOS DE CANDIDATURA

O mestrado não abrirá em 2024/2025

SUBMETER CANDIDATURA

REGIME DE ESTUDO

O MDIPTA funciona em regime de tempo Integral ou parcial, presencial e diurno.

Coordenação do curso

Helder Carvalho