DESIGN PARA A COMUNICAÇÃO DE MODA
Mestrado em Design para a Comunicação de Moda
Mestre
ECTS: 120
Duração: 4 semestres letivos
CRITÉRIOS DE INGRESSO
Titulares de licenciaturas em:
Design e Marketing de Moda,
Design de Moda,
Design Têxtil,
Design de Comunicação,
Design Gráfico,
Web Design,
Design de Equipamento,
Design de Produto,
Design de Interiores,
Arquitectura,
Comunicação,
Marketing,
Merchandising,
Comunicação Social,
Jornalismo e em áreas afins.
Mestre
ECTS: 120
Duração: 4 semestres letivos
CRITÉRIOS DE INGRESSO
Titulares de licenciaturas em:
Design e Marketing de Moda,
Design de Moda,
Design Têxtil,
Design de Comunicação,
Design Gráfico,
Web Design,
Design de Equipamento,
Design de Produto,
Design de Interiores,
Arquitectura,
Comunicação,
Marketing,
Merchandising,
Comunicação Social,
Jornalismo e em áreas afins.
Sobre o curso
DESCRIÇÃO
O Mestrado propõe a especialização superior pós-graduada em diversas áreas ligadas à fileira têxtil e moda, nomeadamente no marketing, na comunicação (presencial e digital), na divulgação e apresentação de produtos e serviços do setor da moda.
Esta área revela-se essencial no desempenho da cadeia de valor, fortemente dependente da capacidade das empresas e marcas comunicarem de forma eficaz quer com clientes e fornecedores quer com uma complexa rede de distribuidores, retalhistas, media sociais generalistas e especializados, prescritores e muitos outros profissionais e setores que estão direta e indiretamente associados à cadeia de valor a nível global.
As unidades curriculares abrangem todo o espectro destas aplicações, com unidades curriculares opcionais que permitem ao estudante adquirir competências adicionais, representando uma mais valia na sua formação.
É dado especial ênfase ao desenvolvimento de projetos práticos, desenvolvidos individualmente ou em grupo e de preferência em parceria com as empresas.
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Proporcionar formação avançada e de vanguarda em Design para a Comunicação de Moda e Marketing, correspondente às necessidades de criação de produtos de comunicação e de marcas de moda diferenciados;
Dinamizar a formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação de marcas e sua comunicação no setor da moda têxteis e de vestuário, que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo;
Criar condições de desenvolvimento de atividades de I&D na área de Marketing e Design de Moda e Comunicação de Moda, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Designers de comunicação especializada, gestores de comunicação de marketing, merchandisers, editores de moda, diretores/organizadores de eventos de moda, consultores de imagem, fashion stylist, gestores de comunicação e imagem em empresas da cadeia têxtil/vestuário/acessórios ou afins.
Estas competências são horizontalmente transferíveis para outros setores industriais e atividades de indústrias criativas.
O Mestrado propõe a especialização superior pós-graduada em diversas áreas ligadas à fileira têxtil e moda, nomeadamente no marketing, na comunicação (presencial e digital), na divulgação e apresentação de produtos e serviços do setor da moda.
Esta área revela-se essencial no desempenho da cadeia de valor, fortemente dependente da capacidade das empresas e marcas comunicarem de forma eficaz quer com clientes e fornecedores quer com uma complexa rede de distribuidores, retalhistas, media sociais generalistas e especializados, prescritores e muitos outros profissionais e setores que estão direta e indiretamente associados à cadeia de valor a nível global.
As unidades curriculares abrangem todo o espectro destas aplicações, com unidades curriculares opcionais que permitem ao estudante adquirir competências adicionais, representando uma mais valia na sua formação.
É dado especial ênfase ao desenvolvimento de projetos práticos, desenvolvidos individualmente ou em grupo e de preferência em parceria com as empresas.
Proporcionar formação avançada e de vanguarda em Design para a Comunicação de Moda e Marketing, correspondente às necessidades de criação de produtos de comunicação e de marcas de moda diferenciados;
Dinamizar a formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação de marcas e sua comunicação no setor da moda têxteis e de vestuário, que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo;
Criar condições de desenvolvimento de atividades de I&D na área de Marketing e Design de Moda e Comunicação de Moda, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram.
Designers de comunicação especializada, gestores de comunicação de marketing, merchandisers, editores de moda, diretores/organizadores de eventos de moda, consultores de imagem, fashion stylist, gestores de comunicação e imagem em empresas da cadeia têxtil/vestuário/acessórios ou afins.
Estas competências são horizontalmente transferíveis para outros setores industriais e atividades de indústrias criativas.
Plano Curricular
REGIME | UNIDADE CURRICULAR | Área Client. | ECTS |
---|---|---|---|
Ano 1 | 60 | ||
S1 | Comunicação de Coleções | CCom | 5 |
S1 | Criação de Marcas de Moda | DMo | 5 |
S1 | Design para Comunicação de Produtos de Moda I | DMo | 5 |
S1 | Estratégias Digitais na Moda | DMo | 5 |
S1 | Merchandising e Comunicação no Ponto de Venda | CCom; DMo | 5 |
S1 | Produção de Eventos de Moda | DMo | 5 |
S2 | Design para Comunicação de Produtos de Moda II | DMo | 5 |
S2 | Marketing e Gestão Internacional do Negócio de Moda | G | 5 |
S2 | Produção de Imagem de Moda | DMo | 5 |
S2 | Projeto em Design de Comunicação de Moda | DMo | 10 |
OPÇÃO I | |||
S2 | Comércio Eletrónico de Moda | DMo | 5 |
S2 | Merchandising Visual | CCom; DMo | 5 |
REGIME | UNIDADE CURRICULAR | Área Client. | ECTS |
---|---|---|---|
Ano 2 | 60 | ||
A | Dissertação | DMo | 55 |
S1 | Metodologias de Investigação na Engenharia e no Design | CE | 5 |
Plano de Estudo
REGIME | UNIDADE CURRICULAR | Área Client. | ECTS |
---|---|---|---|
Ano 1 | 60 | ||
S1 | Comunicação de Coleções | CCom | 5 |
S1 | Criação de Marcas de Moda | DMo | 5 |
S1 | Design para Comunicação de Produtos de Moda I | DMo | 5 |
S1 | Estratégias Digitais na Moda | DMo | 5 |
S1 | Merchandising e Comunicação no Ponto de Venda | CCom; DMo | 5 |
S1 | Produção de Eventos de Moda | DMo | 5 |
S2 | Design para Comunicação de Produtos de Moda II | DMo | 5 |
S2 | Marketing e Gestão Internacional do Negócio de Moda | G | 5 |
S2 | Produção de Imagem de Moda | DMo | 5 |
S2 | Projeto em Design de Comunicação de Moda | DMo | 10 |
OPÇÃO I | |||
S2 | Comércio Eletrónico de Moda | DMo | 5 |
S2 | Merchandising Visual | CCom; DMo | 5 |
REGIME | UNIDADE CURRICULAR | Área Client. | ECTS |
---|---|---|---|
Ano 2 | 60 | ||
A | Dissertação | DMo | 55 |
S1 | Metodologias de Investigação na Engenharia e no Design | CE | 5 |
Candidatura
PRAZOS DE CANDIDATURA
1º fase – de 11 a 22 de abril 2024
2º fase – de 4 a 15 de julho 2024
3º fase – de 3 a 6 de setembro 2024
REGIME DE ESTUDO
SUBMETER CANDIDATURA
PRAZOS DE CANDIDATURA
1º fase – de 11 a 22 de abril 2024
2º fase – de 4 a 15 de julho 2024
3º fase – de 3 a 6 de setembro 2024
SUBMETER CANDIDATURA
REGIME DE ESTUDO